Psiquiatria & Psicologia - Granja Viana &  São paulo

Tel: 4702-6292

SMS/Whatsapp: 96603-1589

  • Facebook Clean
  • Blogger Clean
Aceitamos cartões de crédito e débito!

GRANJA VIANNA

The Square Open Mall   -   SALA 310 Bloco F

Rodovia Raposo Tavares Km22  

CEP 06709-015

 

JARDIM PAULISTA

Rua Bento de Andrade, 341

 

 

Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma idéia genérica de patologias e tratamentos, não substituíndo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.

 

Psiquiatria e Psicologia Granja Vianna © 2018

Responsável técnico pelo conteúdo  Dr Felipe SN Machado CRM129710

TDAH

Transtorno de défict de atenção e hiperatividade

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiátricos mais frequentes na infância. O TDAH está associado a prejuízos do desempenho acadêmico, a estresse emocional e comprometimento da interação social.

 

 

Diferente do que se pensava no começo do século passado, sabe-se atualmente que em cerca de 50% a 65% dos casos os sintomas persistirão até a adolescência e idade adulta. Estima-se que cerca de 3% de adultos sejam portadores de TDAH. Nesses casos, a persistência dos sintomas causa graves prejuízos, tanto educacionais quanto ocupacionais, além de aumento do risco de acidentes de trânsito, dependência de álcool e drogas, prejuízos interpessoais e grande impacto em vários aspectos da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Portanto, fica evidente a necessidade de identificação precoce de pacientes com TDAH e seu tratamento adequado.

 

 

O TDAH é caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, em uma frequência e intensidade maiores que o esperado para a faixa etária específica da pessoa.Apesar de semelhantes em muitos aspectos, os sintomas de TDAH tendem a se apresentar de formas diferentes ao longo da vida. Por exemplo, na adolescência, os níveis de atividade motora e verbal, assim como a impulsividade, tendem a reduzir.

 

Os sintomas de desatenção tendem a persistir ao longo do tempo, até a idade adulta. Nos adultos, o TDAH comumente é um transtorno “camuflado” porque os sintomas se confundem facilmente com sintomas associados a outros transtornos, tais como ansiedade, alterações do humor e abuso de substâncias. O impacto dos sintomas na vida social, laboral e afetiva do individuo também deve ser investigado, sendo de grande ajuda a obtenção de informações de outras pessoas que convivem com o paciente, como pais, irmãos, amigos, cônjuges, colegas de trabalho.

 

Conheça mais sobre esse transtorno no site da Associação Brasileira de TDAH ( http://www.tdah.org.br )