Psiquiatria & Psicologia - Granja Viana &  São paulo

Tel: 4702-6292

SMS/Whatsapp: 96603-1589

  • Facebook Clean
  • Blogger Clean
Aceitamos cartões de crédito e débito!

GRANJA VIANNA

The Square Open Mall   -   SALA 310 Bloco F

Rodovia Raposo Tavares Km22  

CEP 06709-015

 

JARDIM PAULISTA

Rua Bento de Andrade, 341

 

 

Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma idéia genérica de patologias e tratamentos, não substituíndo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.

 

Psiquiatria e Psicologia Granja Vianna © 2018

Responsável técnico pelo conteúdo  Dr Felipe SN Machado CRM129710

Depressão

A depressão é uma condição em que, por um período mínimo de 2 semanas, a pessoa sente-se entristecida a maior parte dos dias. Este humor deprimido é vivenciado pela própria pessoa ou percebido por terceiros. Além disto, a pessoa passa a apresentar perda de prazer nas atividades que antes eram percebidas com prazerosas. Associados a estes sintomas, o individuo pode apresentar alterações no apetite ora com aumento ora com diminuição do mesmo. Isto pode determinar perda ou ganho de peso a depender da gravidade desta alteração no apetite. 


O padrão do sono também pode está alterado. Na maioria das vezes, está associada ao quadro de depressão a insônia que pode ser inicial (começar a dormir), intermediário (despertares no meio da noite) ou terminal (acordar mais cedo que o habitual). A pessoa acometida por depressão também pode ter alterações de sua psicomotricidade, ou seja, percebem-se alterações no seu padrão de atividade motora. 

O mais comum é ficar mais parado que o normal num padrão letárgico, mas pode ocorrer padrão de maior agitação. As atividades que antes eram realizadas sem grandes dificuldades passam a ter grandes dificuldades na sua efetivação numa demonstração de desânimo, inapetência e falta de energia. Conteúdos negativos podem surgir, por exemplo, idéias de menos valia, culpa, auto-punitivas e pessimistas.

Em casos graves, podem ter intensidade delirante. Dificuldades para se concentrar e ter atenção surge em quadros depressivos e isto leva a prejuízos de memória e em tomadas de decisão. Em pessoas idosas, este prejuízo pode levar a dúvida diagnóstica com quadros demenciais. Pensamentos de morte podem acontecer na evolução da depressão e, em casos mais graves, idéias ou até tentativas suicidas.