Psiquiatria & Psicologia - Granja Viana &  São paulo

Tel: 4702-6292

SMS/Whatsapp: 96603-1589

  • Facebook Clean
  • Blogger Clean
Aceitamos cartões de crédito e débito!

GRANJA VIANNA

The Square Open Mall   -   SALA 310 Bloco F

Rodovia Raposo Tavares Km22  

CEP 06709-015

 

JARDIM PAULISTA

Rua Bento de Andrade, 341

 

 

Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma idéia genérica de patologias e tratamentos, não substituíndo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.

 

Psiquiatria e Psicologia Granja Vianna © 2018

Responsável técnico pelo conteúdo  Dr Felipe SN Machado CRM129710

Ansiedade

Os transtornos da ansiedade (TA) estão entre as manifestações psicopatológicas mais precoces e prevalentes. Estimativas recentes mostraram taxas de prevalência dos TA de 15% a 20% com idade médica 11 anos. Com a atual contribuição da perspectiva desenvolvimental, os transtornos mentais podem ser entendidos ao longo da vida do indivíduo. Assim, torna-se importante a identificação das manifestações psicopatológicas segundo as etapas do desenvolvimento uma vez que 10 a 20% dos transtornos mentais já podem ser reconhecidos e devidamente tratados na infância aumentando a possibilidade de cura e melhora da qualidade de vida da criança.

 

 

A ansiedade geralmente ocorre diante uma expectativa de que algum acontecimento perigoso ou negativo está prestes a acontecer e pode ser considerada não patológica uma vez que não traga prejuízo funcional e/ou que tenha duração limitada.

 

A ansiedade patológica está presente quando ocorre uma reação desproporcional em relação a um estímulo identificável e principal diferença que a classifica como patológica está no componente evitativo de diversas condições.  É importante considerar que as manifestações ansiosas variam conforme a fase do desenvolvimento e que reações e estímulos também variam.

 

Pessoas com ansiedade patológica tendem a evitar situações específicas, estímulos ou lugares e manifestam uma ampla possibilidade de sintomas físicos e de ordem psíquica que podem variar conforme o tipo TA e segundo a fase do desenvolvimento. Os sintomas físicos envolvem em geral dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, vômitos, diarréia, tensão muscular e alteração do padrão do sono. Sintomas desencadeados por ativação adrenérgica de reações de luta e fuga como palpitação, tremores, sudorese são bastante frequentes nos TA. Já os sintomas de ordem psíquica estão relacionados com uma antecipação da ameaça, que pode assumir a forma de preocupação, ruminação, antecipação ansiosa ou pensamentos. Comportamentos mais sutis como incerteza, ações ritualizadas e hesitação foram também consideradas como possíveis manifestações mais sutís dos TA